Sobre a Iniciativa

 

O Ponto Iluminado surgiu há mais de cinco anos, e foi responsável por um dos primeiros pontos de ônibus do Brasil a contar com energia solar fotovoltaica. A partir deste projeto, originou-se a iniciativa de mesmo nome, que atende a doze dos dezessete Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Graças ao empenho da equipe e de seus apoiadores, a iniciativa criou dentro da Universidade Estadual Paulista (UNESP) um Campus modelo para futuros engenheiros e a população, implementando pesquisas que trazem retornos financeiros e ambientais. Assim, todos os membros da sociedade saem beneficiados.

Ao todo, são cinco vertentes de atuação do projeto: geração de energia limpa, eficiência energética, gestão de resíduos, economia de água e educação e sociedade. Com base nelas, são elaboradas estratégias e ações que visam a promoção da sustentabilidade.

Entre as ações referentes à primeira vertente, destacam-se o sistema off-grid, ou seja, independente, e a central de geração on-grid (conectada à rede), capazes de reduzir o consumo de energia elétrica proveniente da rede elétrica e proporcionar novos estudos sobre a energia solar fotovoltaica no campus.

Já na área de eficiência energética, o projeto modernizou os sistemas de iluminação de uma área superior a 110 mil metros quadrados do campus e tem atuado em seus aparelhos de ar condicionado. Como resultado, as inovações proporcionam maior bem-estar a quem por ali passa.

As vertentes de gestão de resíduos e economia de água garantem que todas as etapas do ciclo - da aplicação ao descarte dos materiais utilizados - sejam pensadas de forma sustentável. Por isso, foram implementados no campus um depósito de resíduos recicláveis e lixo eletrônico e uma central de captação e tratamento de água da chuva.

Enquanto isso, a vertente de educação e sociedade prioriza a aproximação tanto com a comunidade acadêmica como com a sociedade, conscientizando o público sobre práticas de eficiência energética, uso consciente de recursos e demais ações que tornem mais sustentável seu dia a dia.

Tendo gerado uma economia superior a 440 mil reais entre janeiro de 2017 e junho de 2020, reduzido em mais de 80 toneladas as emissões de dióxido de carbono equivalentes do Campus e tendo sido reconhecido internacionalmente dentro e fora do meio acadêmico, a iniciativa Ponto Iluminado foi considerada um dos projetos mais promissores da América Latina pelo maior instituto de engenharia do mundo, o IEEE.

Além de colocar em prática ações de impacto dentro da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG), a iniciativa Ponto Iluminado atua, também, no combate ao novo coronavírus. Contando com pesquisadores de diversas áreas, a iniciativa tem realizado campanhas de conscientização e está engajada na aplicação de um filtro de ar exclusivo que pode ajudar a eliminar vírus, fungos e bactérias de espaços coletivos e facilitar o retorno das atividades presenciais. Com isso, mostra ser possível aliar sustentabilidade e saúde pública de maneiras tecnológicas e participativas.


pontoiluminado.org
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora