Geração de Energia Limpa


A principal vertente de projeto é a geração de energia limpa, para a qual são utilizados painéis fotovoltaicos os quais foram dimensionados com base nos dados obtidos pelo Ponto Iluminado dentro da faculdade, podendo gerar mais de 1 MWh por mês em sua máxima capacidade .

Essa energia gerada pelos módulos fotovoltaicos é direcionada para a rede elétrica do campus através de um inversor de onda senoidal na rede, com capacidade de 5.200 VA e outros dois de 1.600 VA (aquisição futura), cada, sendo conectados aos quadros de proteção e controle que garantem a segurança e a operação correta dos componentes projetados e montados.

Assegurando melhores condições para medições e melhor resiliência para possíveis manobras, a proteção de cada painel fotovoltaico é individual dentro dos dois conjuntos de painéis, um com 9 painéis cada (2900 Wp / 330 Vcc), permitindo a análise individual de conjuntos fotovoltaicos, uma vez que tem características de instalação diferentes. 

O sistema de proteção modular, que segue rigorosamente a norma brasileira NBR 5410, permite remover e inserir painéis fotovoltaicos sem que todo o sistema seja desligado, pois os disjuntores e fusíveis para manobra são divididos em três segmentos até a entrada do inversor. Além disso, o sistema permite o monitoramento individual (painel a painel), que permite a iniciativa Ponto Iluminado analisar as características individuais de cada painel com mais detalhes e encontrar maneiras de obter os melhores resultados possíveis em termos de geração de energia.

Ademais, a iniciativa Ponto Iluminado também conta com uma cabine de geração off-grid que permite amplos estudos na área de geração.

Cabe ressaltar que essas estruturas de geração tanto do FEG-Sustentável (on-grid) quanto do Ponto Iluminado (off-grid) foram projetadas para serem facilmente implementada em outros campi da UNESP e, também, em outros locais da própria FEG, como o prédio da biblioteca.

Ambas estruturas, ainda, foi projetada para servir como um showroom de energias renováveis para a comunidade local, recebendo visitantes de toda a região para lhes dar a oportunidade de ter contato com tecnologias eficientes e sustentáveis, trazendo esse conhecimento para suas casas e escolas.


Acompanhe o funcionamento da central de geração fotovoltaica em tempo real

Clique para acessar o monitoramento