Educação e Sociedade

Desde o início do Ponto Iluminado, procura-se atingir o máximo de pessoas dentro e fora da Universidade, por meio de sua relevância para a região e envolvendo a comunidade nas ações que fazem parte do projeto.

Com o objetivo de atuar diretamente nas bases da sociedade, as ações educacionais desta iniciativa incluem atividades junto a instituições públicas e privadas de ensino fundamental, médio e superior disseminando e popularizando assuntos relacionados com o uso racional de energia elétrica e dos impactos das medidas sustentáveis no cotidiano da população, assim, auxiliando na criação de uma sociedade mais amiga do meio ambiente. Sua visibilidade pela divulgação constante em diversos meios de mídia, bem como a disseminação do projeto através de palestras, aulas e exposições realizadas pela equipe do Ponto Iluminado, tem por intuito mudar a maneira com que as pessoas entendem e lidam com a sustentabilidade, a engenharia e o consumo de energia.

Além disso, o projeto abre espaço para voluntários trabalharem nas ações deste, de modo a ensinar conceitos práticos aos participantes em uma espécie de laboratório de eficiência energética e segurança em instalações elétricas. Tais ações trazem a realidade dos alunos do campus uma nova visão sobre a utilização dos recursos da Universidade e formas de auxiliar na redução de gastos dentro e fora do campus.

O projeto almeja demonstrar a importância de ações sustentáveis na construção de um mundo melhor através da reeducação da população quanto ao uso de energia elétrica, a orientação sobre desenvolvimento sustentável e a integração da sociedade com os projetos desenvolvidos na universidade. É esperada, a partir dessas ações, a aplicação dos conhecimentos e novos hábitos sustentáveis no cotidiano das pessoas e o interesse por ações que visam a melhor qualidade de vida levando em consideração o bem-estar da população e preservação dos recursos naturais.

Outra forma pela qual o projeto também realiza a divulgação de seus conceitos é através da participação em eventos, feiras, congressos e seminários. No ano de 2018 foi aceito entre os melhores do mundo na International Conference on Sustainable Energy and Environment Sensing (SEES'18), uma conferência internacional com foco na sensibilidade ao meio ambiente e energia sustentável realizada esse ano pela Universidade de Cambridge no Reino Unido. Ficou em terceiro lugar nacional na categoria dentre todos os projetos do maior instituto de engenharia do mundo, o IEEE, e foi selecionado para a abertura do segundo dia de eventos de um Simpósio realizado na Universidade Federal de Itajubá. Também, o projeto foi escolhido como o melhor na área de Ciências Exatas do XXX Congresso de Iniciação Cientifica da UNESP, dentre todos os projetos de iniciação cientifica dos mais de 40 mil alunos da instituição.

Ademais, o projeto firmou uma parceria com a empresa suíça ABB que possibilitou a oferta de um curso sobre energia solar fotovoltaica para a comunidade local, parceria esta que foi facilitada pela a ativa participação dos membros do projeto em feiras da área.



Agende sua visita